Motorista e passageiros fazem amigo secreto solidário dentro de ônibus

O mato-grossense Joel Pereira dos Santos é motorista da linha Portão, que conecta o bairro à Praça Rui Barbosa, há 11 anos. Foi o tempo mais que necessário para criar amizades com os usuários diários do ônibus. “No começo eu desejava bom dia, mas pouca gente retribuía. Como eu sou muito comunicativo, as pessoas foram se soltando e hoje cultivo uma grande amizade com elas”, conta.

Em 2012 surgiu a ideia de organizar um amigo secreto com os passageiros dentro do ônibus. A brincadeira desse ano, já na quarta edição, aconteceu na manhã desta sexta (16) com 20 participantes e teve um diferencial: os presentes trocados serão destinados a crianças de baixa renda de Agudos do Sul, na região metropolitana de Curitiba. “Nos últimos anos, algumas pessoas davam presentes de R$ 100 e recebiam de R$ 10. Para acabar com isso, agora todos os presentes trocados são brinquedos para as crianças lá de Agudos do Sul”, revela o motorista.

Muitos usuários que não quiseram participar do amigo secreto doaram presentes com antecedência. Outros fizeram as doações hoje mesmo. O evento regado a salgadinhos, doces e refrigerantes – tudo por iniciativa do Seu Joel, que faz questão de comprar os comes e bebes - animou a manhã cinzenta em pleno dezembro curitibano.