Semana de lutas - paralisação na quarta e greve geral a partir de quinta

A semana será inteira de luta! Na quarta-feira (15) tem paralisação nacional pela campanha Todos contra o fim da Aposentadoria e a partir de quinta-feira (16) é greve geral da categoria, por tempo indeterminado, pela Campanha Salarial 2017.

Todos contra o fim da Aposentadoria

Os motoristas e cobradores de Curitiba aprovaram em assembleias lideradas pelo Sindimoc, ao longo da semana passada a adesão à campanha Todos contra o fim da Aposentadoria, que terá paralisação geral o dia 15.

As assembleias nas dez maiores empresas do setor, das viações Redentor, Expresso Azul Filial, Araucária Filial, CCD, Sorriso, São José dos Pinhais Matriz, Viação do Sul, Santo Antônio, Glória e São José Filial tiveram a aprovação do indicativo por unanimidade.

O movimento nacional Todos contra o fim da Aposentadoria foi criado no Facebook e tem 130 mil seguidores. Metalúrgicos, professores e bancários também já aderiram à paralisação geral.

Ainda na quarta-feira, centrais sindicais e frente de entidades de carreira pública (Amapar, APMP, Amatra, ANPT, Sindicontas, entre outras) realizarão Audiência Pública, às 10h, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Campanha Salarial 2017

E a partir de quinta-feira (16), O Sindimoc deflagra greve geral da categoria, após recusar a proposta oferecida pelo patronal na última reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE). Os empresários ofereceram reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) aos salários e demais benefícios, de forma linear, o que representaria 5,43% de reajuste.

A oferta para a Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 foi recusada pelo presidente Anderson Teixeira por ser muito abaixo da expectativa dos trabalhadores.

“Conto agora, com o apoio de toda nossa categoria, para se unir e se mobilizar por condições mais justas de trabalho”, declara Teixeira. “A hora é de união: como vem ocorrendo desde 2011, quando passamos a ter um sindicato combativo, é a capacidade de organização e luta da categoria que vai fazer a diferença”, completa.