Motoristas e cobradores utilizam camiseta preta como protesto na última semana do Setembro de Luto

Motoristas e cobradores utilizarão, ao longo de toda semana, camiseta preta por baixo do uniforme de trabalho. É uma forma de simbolizar o luto frente às inúmeras situações de violência e mortes que vem acontecendo no transporte coletivo.

A ação faz parte do Setembro de Luto, que teve paralisações de uma hora nos dias 4, 5 e 11, assembleias nas garagens nos dias 4, 5, 6 e 11, panfletagem nos terminais nos dias  12, 13, 14 e 15 e o ato na Rui Barbosa e caminhada pela XV de Novembro no dia 20 de setembro.

Além da instalação das câmeras com monitoramento 24 horas e integração aos órgãos de segurança pública, trabalhadores exigem a criação da Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo e mais apoio da Guarda Municipal, com mais viaturas dedicadas exclusivamente ao patrulhamento do transporte coletivo

O Sindimoc lamenta profundamente o ocorrido no último sábado (23), que resultou em seis pessoas baleadas e a morte da jovem passageira Larissa Morgana Ferreira, no município de Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba.

Reiteramos que, se o ônibus tivesse câmeras de segurança, as ações subsequentes para prender os assaltantes seriam facilitadas e, talvez, o crime nem tivesse ocorrido.