Violência contra o transporte coletivo durante Atletiba

Mais uma vez confronto entre torcedores durante clássico  na capital paranaense sobrou para o transporte coletivo, dessa vez foi no Atletiba, acontecido neste domingo (24). Diversas ocorrências foram registradas pela polícia, antes, durante e depois do jogo.

Houve diversos confrontos entre torcedores, pessoas saíram feridas e os prejuízos em coletivos foram diversos. Em um dos casos, dois rapazes foram esfaqueados quando tentavam impedir assalto a um coletivo, na Rua Conselheiro Laurindo, próximo ao Terminal Guadalupe, no centro de Curitiba.

Um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida – Capão Raso, com torcedores do Atlético, foi cercado por torcedores do Coritiba na Avenida João Gualberto por volta 19 horas. Começou então uma briga generalizada e o ônibus ficou bastante destruído, com quase todos os vidros quebrados. Cerca de 30 torcedores foram encaminhados para a Delegacia de Atendimento ao Futebol e Eventos, onde assinaram Termos Circunstanciado e liberados em seguida.

Também, outros torcedores do clássico Atlético e Coritiba registraram ocorrências antes do início do jogo. Dois ônibus sofreram ações de vandalismo e a Polícia Militar (PM) teve de intervir nas situações. No bairro Sítio Cercado, na Rua Didio Santos, um grupo de 30 torcedores do Atlético estavam fazendo arruaças e também foram advertidos pela PM.

No terminal do Portão, outras três pessoas ficaram feridas em outro confronto de torcedores. Um veículo foi apedrejado e uma mulher ferida precisou de atendimento médico.

A polícia ainda foi acionada por conta de vandalismo praticado por torcedores que embarcaram em um ônibus no Capão da Imbuia. Um ônibus da linha Fazenda Rio Grande/Curitiba também precisou de intervenção policial, por conta de excessos cometidos por torcedores que viajavam no veículo.

O DAT (departamento de Apoio ao Trabalhador), setor desenvolvido pelo Sindimoc,  que permanece ativo 24 horas por dia, tem por objetivo atender Motoristas e Cobradores durante a atividade profissional, em casos de acidentes de trânsito, assaltos ou situações em que os profissionais estejam em risco suas integridades físicas. Na tarde desse domingo o DAT acompanhou  alguns dos casos de ataques contra coletivos, entretanto, nenhum caso de violência contra algum trabalhador do sistema foi registrado.

Fonte dos locais de ocorrências: Rádio Banda B

Fotografias: DAT