Posição do Sindimoc em relação ao projeto de lei do bafômetro para motoristas de ônibus em Curitiba

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindimoc, através do seu presidente, Anderson Teixeira, comunica que é contrário ao projeto de lei do vereador de Curitiba, Paulo Rink, que dispõe de fiscalização através de testes barométricos aos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba.

Não há registros que esses profissionais tenham sido flagrados nos últimos cinco anos em plena atividade profissional sob efeito de bebida alcoólica, em acidentes de trânsito ou não.

O Sindimoc é favorável à aplicação da lei de trânsito, como é realizado atualmente em todos os condutores de veículos, porém desfavorável que seja criada uma lei que seja focada apenas em uma categoria de motoristas profissionais, que é o operador no sistema do transporte coletivo da capital.

O sindicato considera que este projeto de lei só “MARGINALIZA” e constrange o motorista de ônibus de Curitiba. E que não há legalidade que uma lei municipal legisle sobre matéria trabalhista.

O presidente do Sindimoc, afirma que os motoristas do transporte coletivo de Curitiba e região são extremamente profissionais e têm ciência e consciência que é proibido “beber e dirigir”.

“Gostaríamos que os vereadores procurassem soluções para o transporte coletivo principalmente baseado nas denuncias que mostramos na Audiência Pública, acontecida no último dia 22, e que deveriam dar mais atenção e achar soluções, como por exemplo, em relação a segurança dos motoristas, cobradores e usuários do transporte em dias de jogos, que é um problema crônico e recorrente e que se providências não forem tomadas, logo, logo, teremos vítimas fatais nesses episódios”. Comentou Anderson Teixeira.

Curitiba, Pr., 01 de março de 2013.