Comissão da Câmara aprova implantação de ‘botão do pânico’ nos ônibus de Curitiba - Notícias do Sindimoc - SINDIMOC - Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana
Convenção Coletiva. Válida por 2 anos! Vitória dos trabalhadores! Clique aqui e saiba mais!

Notícias do Sindimoc

Comissão da Câmara aprova implantação de ‘botão do pânico’ nos ônibus de Curitiba

Comissão da Câmara aprova implantação de ‘botão do pânico’ nos ônibus de Curitiba

Um projeto de lei que define que o transporte público coletivo de Curitiba deve possuir sistema de emergência por meio de dispositivo eletrônico acionado por botão de pânico foi acatado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (17).
 
Ao longo de 2017 a comissão encaminhou o projeto à Urbs para análise da viabilidade. Em resposta, foram informados que os ônibus já dispõem desse sistema, e o órgão então manifestou-se contrário à criação da lei. 
 
Em setembro de 2017, o vereador e diretor do Sindimoc, Rogério Campos (PSC), presidindo a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, promoveu uma audiência pública sobre o tema. 
 
A aprovação na CCJ não significa a aprovação do projeto ainda, porém é um grande passo. O caminho a seguir é passar pelas outras comissões e ir a discussão e votação em plenário.
 
O Sindimoc acredita que é necessário efetivar o uso do botão pânico, com a chamada DIRETA para a força policial quando o trabalhador do transporte coletivo o aciona. Hoje, a principal queixa dos trabalhadores é que a tecnologia faz a comunicação com a empresa de transporte, mas não com a polícia, que acaba não sendo comunicada.

Comente esta notícia

código captcha