Associado do Sindimoc faz alegria das crianças em biarticulado

Luciano se fantasia e decora ônibus do Centenário/Campo Comprido

Não é a primeira vez e, provavelmente, não vai ser a última que Luciano Farias, de 42 anos, alegra crianças e adultos no seu ambiente de trabalho. Para o motorista, é possível tornar o dia a dia das pessoas mais leve com atitudes como a dele, que há anos se fantasia em datas comemorativas, decora o seu veículo e surpreende a todos que embarcam no Centenário/Campo Comprido.

Se hoje muitas crianças ficam encantadas com o seu trabalho, lá atrás acontecia o mesmo com ele. Luciano conta que quando tinha oito anos de idade, lembra que um colega de profissão do seu pai – que também era motorista – se vestia no natal de Papai Noel para alegrar os passageiros.

Ainda que nunca tenha visto essa cena pessoalmente, somente pela televisão, pensava: “Um dia, quando eu tiver uma profissão, eu vou fazer algo pelas crianças, mas algo que faça o bem”. Ainda assim, não esperava que fosse da mesma forma, através de um volante de transporte coletivo. Quando começou a exercer a profissão na região metropolitana, passou a colocar em prática o seu desejo de criança.

O motorista foi além, não se limitou apenas ao Natal, mas se apegou a diversas datas comemorativas – como por exemplo, o dia das crianças. Nos primeiros eventos, tirava recursos do seu bolso para realizar a ação. Só que pela sua vontade de inovar, sempre acabava comprando algo novo e isso tem um custo. Em compensação, a cada feito, surgiram novas ajudas.

Hoje, a empresa em que trabalha, a CCD Transporte Coletivo, dá uma ajuda de custo para que ele possa locar as fantasias. Os colegas de profissão também ajudam com doações de pacotes de doces, dinheiro ou até mesmo comprando a decoração. Além disso, os comerciantes dos centenários passaram a ajudar com frequência.

Sobre a reação das pessoas, Luciano disse que são as mais diversas possíveis. A primeira sempre é de susto, ainda que saibam que ele sempre fará algo diferente, existe a expectativa do que virá. Por outro lado, muitas pessoas batem fotos, ligam para contar para os amigos. O motorista diz que esse dia das crianças foi o mais emocionante, ainda que todos os eventos sejam assim.

“Geralmente, levamos uma hora para ir até o Campo Comprido e voltar. Nos eventos, eu levo geralmente 2h30. Neste, levei 3h40 para fazer uma viagem. Foi muito legal, muita gente esperando na rua, querendo bater foto do ônibus e de mim, até mesmo querendo me dar um abraço. É uma emoção impossível de descrever”, conta Luciano de forma alegre.

Sobre a necessidade de realizarmos pequenos feitos para mudar o dia a dia das pessoas, ele explica que é necessário. Já que as pessoas enfrentam dias estressantes, normalmente com ônibus cheios e que, por vezes, quebram. Só que em dias diferentes como os dos seus eventos, elas agradecem por ele ter proporcionado esse momento.

Conta que, em 2017, uma mãe veio agradecê-lo. Era dia das crianças e ela não tinha como levar seus dois filhos para passear, porque estava indo trabalhar. Então, as crianças ganharam doces no ônibus, se divertiram, tiraram fotos. “Ela foi com a missão cumprida, além de estar indo trabalhar, conseguiu fazer no trajeto a alegria dos seus filhos”.

Sobre esse ano ter escolhido os minions, Luciano explica que queria mudar a figura de palhaço – que utilizou durante dois anos consecutivos. Isso porque algumas crianças, e também adultos, tem medo do personagem. Então pesquisou sobre outros com a ajuda da família, da filha e da loja de fantasias. Os minions ficaram em primeiro lugar, os adultos e as crianças adoram eles, “só elogios até agora”.