Minicentral de monitoramento em "tubo" é inaugurada na Rua XV

 

Localizada no centro de Curitiba, no calçadão da Rua XV de Novembro, a minicentral ficará disponível durante duas semanas para o público conhecer o trabalho de vigilância do trânsito e dos ônibus.

Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) inaugurou nesta segunda-feira (1º) uma minicentral de controle operacional aberta ao público, em um "tubo" na região central da cidade. O projeto faz parte das comemorações dos 320 anos de Curitiba – celebrado no último dia 29 – e tem como objetivo mostrar à população da capital paranaense, em tempo real, como é feito o monitoramento do transporte coletivo e do trânsito na cidade. O esquema ficará disponível por duas semanas, até o próximo dia 15 (leia ao lado).

Localizada em um tubo exclusivo no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, a minicentral foi inaugurada por volta das 16h30 pelo prefeito de Curitiba Gustavo Fruet(PDT). A estação está conectada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e contará com o serviço de operadores de transporte coletivo e da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Implantado em abril do ano passado, O Centro de Controle Operacional da Urbs monitora a circulação dos veículos de transporte público da cidade em tempo real. Atualmente, o sistema possui 24 câmeras de monitoramento distribuídas por 24 ruas da cidade e cerca de 400 câmeras em estações tubo e terminais de transporte.

CCO

Além das câmeras, o CCO também possui um sistema de bilhetagem eletrônica, que garante o acompanhamento, em tempo real, dos ônibus do transporte, equipados com computadores de bordo, GPS e dispositivos na parte elétrica. O sistema também permite a comunicação em tempo real do motorista do ônibus com os operadores do CCO e vice-versa.

Quem quiser conhecer a minicentral de monitoramento pode fazer isso gratuitamente. As visitas não precisam de cadastro e é só chegar o local durante os horários de funcionamento até o próximo dia 15.

O local ficará aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 13h, e aos domingos, das 10h às 13h.

 

Fonte: Gazeta do Povo