Sindimoc atua para garantir a saúde dos trabalhadores do transporte coletivo

Isolamento de bancos, máscaras e álcool em gel para motoristas e cobradores foram alguns dos pedidos do sindicato às empresas, Urbs e Comec

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) tem trabalhado para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores do transporte coletivo desde o início da pandemia. Entre as medidas solicitadas pela entidade aos órgãos competentes estão a distribuição de máscaras e álcool em gel, o isolamento dos bancos próximos aos motoristas e cobradores e limitação de passageiros nos veículos.

Logo quando os primeiros casos foram confirmados em Curitiba e Região Metropolitana (RMC), o Sindimoc solicitou à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para que o transporte coletivo fosse totalmente paralisado, buscando reduzir a circulação de pessoas e, assim, diminuindo os índices de contágio pelo coronavírus. Entretanto, a solicitação não foi aceita e os ônibus continuaram a rodar. O Sindimoc solicitou então que os trabalhadores do grupo de risco, como grávidas, idosos, doentes crônicos e imunodepressivos fossem afastados do trabalho, o que foi recomendado às empresas.

Com as medidas de distanciamento social adotadas na região, o comércio ficou fechado e o número de passageiros reduziu em 70%, o que fez com que a receita das empresas caísse, resultando no atraso dos benefícios dos trabalhadores. A Prefeitura de Curitiba propôs o custeio do transporte e o vereador Rogério Campos, que representa os motoristas e cobradores na Câmara Municipal, atuou para que o texto fosse aprovado em regime de urgência, garantindo também que nenhum profissional fosse demitido neste período. Em abril, o Sindimoc conseguiu outra vitória em benefício do trabalhador. A convenção coletiva, firmada em 2019, será válida por dois anos, o que garante até 2022 todos os benefícios já acordados.

Com o agravamento da pandemia em Curitiba e RMC, o sindicato fez novas solicitações para a Urbs, Comec e empresas. Entre os pedidos estavam a disponibilização de máscaras e álcool em gel aos trabalhadores, a restrição do número de passageiros dentro dos ônibus e o isolamento dos assentos próximos aos motoristas, evitando aglomerações e reduzindo a chance de contágio. Em audiência recente no Ministério Público, o Sindimoc também solicitou que a porta 1 dos biarticulados antigos fosse isolada para que o trabalhador tenha menor contato com os usuários.

Diversos motoristas ainda alertaram que a máscara de acrílico distribuída pelas empresas estaria prejudicando a visibilidade na direção, colocando em risco a vida dos motoristas, cobradores e usuários. Em vista das reclamações, o Sindimoc prontamente solicitou a flexibilização no uso da máscara de acrílico. A entidade também fez um requerimento para que os cartões de passagem daqueles que não exercem atividades essenciais fossem bloqueados, visando diminuir o fluxo de pessoas no transporte coletivo.

No mês de junho, diante das afirmações das autoridades  de que os motoristas e cobradores seriam testados para a Covid-19, o Sindimoc chegou a solicitar informações para os órgãos, que não souberam informar quando iria começar, de fato, a testagem. Na época presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, chegou a afirmar que os trabalhadores já haviam sido testados,  o que ainda não ocorreu.

Na última semana, algumas empresas não realizaram o pagamento integral do adiantamento de salário dos trabalhadores e avisaram que o salário de julho, que deve ser pago até o 5º dia útil de agosto, sofrerá atraso. O Sindimoc já sinalizou indicativo de greve às empresas a partir do dia 10 de agosto, caso os benefícios não sejam pagos, garantindo a frota mínima de circulação de ônibus para assegurar o transporte dos profissionais da saúde.

O Sindimoc tem trabalhado para garantir o menor impacto possível da doença nos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e RMC. Com o agravamento da situação, continuaremos lutando para que as medidas necessárias sejam tomadas para que nossos colegas não adoeçam.  Se você, trabalhador do transporte coletivo, tiver alguma sugestão para aumentar a sua segurança no seu local de trabalho, entre em contato e vamos vencer esta pandemia juntos.

Veja aqui os ofícios encaminhados pelo Sindimoc aos órgãos competentes.