Sindimoc solicita que motoristas e cobradores sejam vacinados contra Covid-19 na 1ª fase

Entidade argumenta que a categoria é essencial para o funcionamento da cidade e que corre risco desde o início da pandemia

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), protocolou nesta sexta-feira, 15 de janeiro, pedido para que os motoristas e cobradores do transporte coletivo sejam vacinados contra o novo coronavírus com prioridade, já na 1ª fase. Nesta semana foi anunciado o início da vacinação no dia 20 de janeiro em todo o país.

O pedido foi entregue para Urbanização de Curitiba (Urbs), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, e Governo e Secretaria de Saúde do Paraná. De acordo com o pedido, “a categoria corre diuturnamente, desde o início da pandemia, enorme risco de contágio e também de serem transmissores, tendo em vista a estrutura do transporte, a quantidade de pessoas, a impossibilidade de distanciamento adequado e a necessidade do transporte”.

O Sindimoc solicita aos órgãos competentes que a categoria seja vacinada já na primeira fase. Para isso, a entidade deixou a disposição sua estrutura — Centro Integrado de Saúde Sindimoc (CISS) — e funcionários ligados à saúde à disposição para ajudar na vacinação da categoria.

Para o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a imunização da categoria deve ser feita de forma prioritária. “Toda a população aguarda pela vacina, mas assim como os trabalhadores da saúde, nossos motoristas e cobradores estão todos os dias na rua, transportando milhares de pessoas, muitas delas com o vírus. Por isso, a vacina é essencial para dar mais segurança para os nossos trabalhadores”, afirma Teixeira. O prefeito Rafael Greca anunciou no dia 14 de janeiro, durante entrevista na RPC, que caso Curitiba fosse autorizada a comprar vacinas, motoristas e cobradores seriam um dos primeiros a serem imunizados com o lote próprio da cidade.

Segurança do trabalhador

Desde o início da pandemia, o Sindimoc tem trabalhado para minimizar os impactos da pandemia para os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. O presidente Anderson Teixeira, juntamente com a diretoria do sindicato, já estava trabalhando para que, quando fosse disponibilizada a vacina, a categoria fosse prioridade no processo de imunização.

Para ver todas as ações realizadas pela entidade, como solicitações de testagens, isolamento de bancos, distribuição de máscaras e redução da capacidade dos ônibus, clique aqui.

Veja abaixo os ofícios com o pedido do Sindimoc para que motoristas e cobradores sejam vacinados já na 1ª fase de imunização.