Carteira de habilitação renovada automaticamente no Detran Paraná

O DETRAN/PR inseriu a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no programa Detran Fácil, que torna mais moderna e ágil a prestação de serviços ao cidadão.

 

motoristaO DETRAN/PR inseriu a Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no programa Detran Fácil, que torna mais moderna e ágil a prestação de serviços ao cidadão.


Agora, o cidadão recebe em sua casa uma carta que orienta todo o processo de Renovação da CNH. Ela é enviada automaticamente 10 dias antes do vencimento, pois você pode continuar utilizando sua CNH atual por até 30 dias após o vencimento.

Existem 3 tipos de cartas enviadas pelo Detran Fácil, veja qual foi o modelo enviado para você:



Aviso de Renovação Automática de CNH


Único no Brasil, este serviço facilita muito a sua vida. Observe que no rodapé da carta que você recebeu, o DETRAN/PR anexou a guia de pagamento pelo serviço de Renovação. Basta pagá-la em qualquer agência do Banco do Brasil ou no próprio site do BB, caso seja correntista. O DETRAN/PR informa que já iniciou o credenciamento de novos agentes bancários, em breve queremos que você tenha mais opções para pagamento destas guias.

Com a guia paga, acesse o endereço eletrônico que consta na carta e utilize o código de renovação que lhe foi fornecido. Pela internet, você vai agendar o seu exame médico, na clínica selecionada pelo sistema.

Basta comparecer à Clínica no dia e hora marcados. Se aprovado no Exame Médico, sua renovação é automática e a nova CNH será expedida com a foto e a digital atuais e enviada por Correio para o seu endereço.

Pronto ! CNH renovada. E você nem precisou vir ao DETRAN/PR.



Aviso de Impossibilidade de Renovação da CNH


Este modelo de carta é enviado para motoristas que, por força de Lei, estão impossibilitados de renovar sua CNH neste momento. Há diversos motivos que impedem a Renovação, entre os mais comuns estão os casos de carteira cassada, de motorista com direito de dirigir suspenso ou que precisa participar de um Curso de Reciclagem para poder dirigir novamente.

Observe, na sua carta, a descrição do motivo que impede a sua renovação. Em caso de dúvida, contacte o DETRAN/PR.



Aviso de Vencimento de CNH


Se você recebeu esta carta, não há impedimento para que renove a sua CNH, porém você foi selecionado para a renovação presencial, em que será preciso coletar nova biometria e foto.

De tempos em tempos, todos os motoristas serão selecionados para atualizar suas fotos e biometria. Como você atualizará seus dados agora, na próxima Renovação o sistema poderá indicá-lo para a Renovação Automática.

Se quiser adiantar o processo, pode preencher seus dados e quitar a guia de pagamento antes de vir ao DETRAN/PR, assim alguns passos serão agilizados. 

Clique aqui e entenda o processo (exclusiva para Renovação Presencial).

Não recebi carta nenhuma e minha CNH vai vencer ! O que faço ?


Aguarde chegar a data de vencimento da sua CNH: você pode dirigir com ela até 30 dias após o seu vencimento. Quando faltarem 10 dias para a CNH vencer, o DETRAN/PR vai emitir uma das 3 cartas acima descritas. Elas devem chegar na sua casa mais ou menos na data de vencimento da CNH.

Se a sua CNH venceu há mais de uma semana e você não recebeu carta nenhuma, a carta pode ter se extraviado, ou seu endereço no DETRAN/PR pode estar desatualizado e ela foi enviada para o endereço antigo.

Infelizmente, sem a carta não é possível participar da Renovação Automática, então você deve vir pessoalmente ao DETRAN/PR portando um documento de identidade, CPF, CNH atual e comprovante de residência atualizado para efetuar a Renovação Presencial. E não esqueça de manter atualizado o seu endereço, para que sua próxima Renovação possa ser automática.

 

Fonte da notícia: Detran Paraná