Fruet quer abrir a Caixa Preta da Urbs

O prefeito Gustavo Fruet anunciou na manhã desta segunda-feira (06/05) que irá abrir uma sindicância na Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que administra o transporte público da capital, para apurar o destino de R$ 150 milhões que foram arrecadados em compras com cartão. A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa de sanção da lei que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o óleo diesel utilizado no transporte de coletivo de cidades com mais de 140 mil habitantes pelo governo do Estado.

Segundo Fruet, há mais de 150 milhões de reais já em créditos no sistema que houve antecipação de pessoas que compraram com cartão. “Essa sindicância serve para a gente saber onde estão esses recursos. Até o final do ano essas informações vão nos ajudar num melhor planejamento para o transporte público. Estima-se que houve uma antecipação através dos anos, não queremos achar um culpado e sim o destino desse dinheiro”, disse.

O presidente do SINDIMOCAnderson Teixeira, no dia 22 de fevereiro deste ano,em audiência pública sobre a tarifa do transporte público em Curitiba, levantou a questão sobre a abertura da “Caixa Preta” da Urbs e a falta de transparência no sistema.

Para discutir o valor da tarifa na capital o presidente do sindicato demonstrou preocupação com a discussão. Segundo ele, é necessário abrir a “Caixa Preta da Urbs” para que Motoristas e Cobradores não sejam usados como pretexto num possível aumento no valor da tarifa.

Preocupado com a sua categoria, bem como toda a população usuário do transporte coletivo da capital, Anderson salientou a necessidade de investigar a fundo as contas da Urbs. “A questão da Caixa-Preta, a sua abertura, transparência nos números é de interesse de toda sociedade, pois é dinheiro da tarifa que pode ter sido mal administrado. A sindicância pretendida pelo prefeito de Curitiba vem sanar as dúvidas que pairam sobre o assunto Caixa-Preta da Urbs”, conclui o presidente do SINDIMOC.

Abaixo o link vídeo onde Anderson Teixeira aborda o assunto diretamente e pede providências: