Paralisação dos Motoristas e Cobradores teve adesão de 100% da categoria

Motoristas e Cobradores paralisaram as suas atividades profissionais na manhã desta quarta-feira (29), em protesto a falta de segurança no transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana. Toda a frota circulante da capital e região deixou de operar das 09h às 10h. Nos terminais a saída dos coletivos foi bloqueada pelos manifestantes.

O movimento teve como estopim a morte do Cobrador, Osaias Caldeira da Silva, 31, assassinado durante um assalto na noite do último domingo, quando realizava a sua atividade profissional. Os operadores do sistema (Motoristas Cobradores), cansados de tanta violência solicitaram ao SINDIMOC que tomasse providências e, em comum acordo com os trabalhadores, deflagrou o movimento, que teve adesão de 100% da categoria. A população que também é vítima da violência, compreendeu o motivo da ação dos profissionais.

Os trabalhadores acreditam que com o movimento realizado as autoridades da segurança pública voltem os olhos para o transporte coletivo e que medidas sejam tomadas o mais breve possível para que outras vidas não sejam ceifadas.

Nota da Urbs

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo, divulgou uma nota oficial no site da Prefeitura de Curitiba onde diz se solidarizar com os motoristas e cobradores e com a sociedade em geral na reivindicação por mais segurança para a população. A empresa lamenta a morte bárbara de um cobrador de ônibus em seu local de trabalho e acredita no esforço das autoridades para que fatos dessa natureza não se repitam.

Ao mesmo tempo, a Urbs ressalta a importância de não haver interrupção no serviço de transporte coletivo, dadas as necessidades da população que utiliza o sistema e que inclui trabalhadores, estudantes, idosos que precisam do ônibus para chegar a seu locais de trabalho, estudos ou tratamento de saúde. O transporte coletivo é utilizado diariamente por 2,3 milhões de passageiros de Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Em apoio à melhoria da segurança no sistema, a Urbs coloca à disposição da Justiça e das autoridades policiais o seu banco de dados gerados pelas 400 câmeras de fiscalização da operação do transporte instaladas em  terminais e estações tubo, número este que subirá para 622 câmeras até o fim deste ano. Também estão à disposição das autoridades as imagens das câmeras de segurança já instaladas em todos os terminais de transporte de Curitiba, incluindo o Terminal Guadalupe, que é metropolitano.

Além de ampliar o número de câmeras no sistema, a Urbs também prepara uma campanha para aumentar o uso do cartão transporte, reduzindo o volume de dinheiro circulante no sistema. Atualmente, em torno de 55% dos deslocamentos são feitos com cartão transporte. Outra medida a ser adotada neste sentido será a realização de novos estudos e testes para implantação de câmeras nos ônibus, com transmissão de imagens em tempo real, utilizando a tecnologia 4G em implantação no País.

A Urbs espera que as autoridades responsáveis pela segurança pública no Estado adotem as medidas necessárias e se coloca à disposição para colaborar com as autoridades, com os operadores e com a sociedade na definição de soluções que assegurem mais segurança e melhores condições de trabalho para todos.

Abaixo fala do presidente do SINDIMOC, Anderson Teixeira.