BPTRAN lança novo sistema de boletins de Acidentes de Trânsito

 Em solenidade realizada no BPTRAN, hoje 02 de março de 2012, às 10:00 horas da manhã, com a presença de diversas autoridades previamente convidades, inclusive o SINDIMOC, foi comemorado os 60 Anos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

 

Com o objetivo de proporcionar agilidade e rapidez aos motoristas de Curitiba, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) implantou, hoje, durante a comemoração de seus 60 anos, o sistema de Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu).

O serviço informatizado oferece ao motorista a opção de registrar acidentes, sem vítimas, utilizando a internet. A ideia é facilitar as providências necessárias para a elaboração do registro, principalmente, em relação ao tempo.

"O usuário fará um cadastro com todas as informações sobre o acidente podendo, inclusive, indicar testemunhas e anexar fotos concluindo em minutos o que antes levava algumas horas para ser feito", explica o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza.

A nova opção, já disponível no endereço eletrônico www.bateu.pr.gov.br, dispensa a necessidade de ir até o batalhão para registrar o fato, podendo ser feito de casa, do trabalho, ou até mesmo por meio de telefones celulares com acesso à internet.

"Logo após o preenchimento do cadastro, um boleto é gerado e encaminhado para o e-mail do usuário que poderá também imprimir documentos para fins de seguros ou processos judiciais", conta.

Além do endereço próprio, um link estará disponível nos sites da Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-PR).

Fases

Considerado fácil e interativo, o sistema passa, na verdade, pela terceira fase de implantação, já que, no ano passado, foi iniciado apenas com a função de contabilizar o número de acidentes envolvendo vítimas.

Na sequência, esse registro foi ampliado e passou a contar também aqueles acidentes com danos materiais, exclusivamente, sendo completado agora com o boletim online.

Aproximadamente 200 pessoas compareciam ao batalhão, diariamente, para registrar pequenos acidentes. De acordo com Mattos, um projeto futuro prevê melhorias também aos policiais que contarão com equipamentos tecnológicos para agilizar o trabalho nas ruas. "A previsão é de que R$ 4 milhões sejam investidos não só em equipamentos, mas na informatização de viaturas", informa.

Atualmente, o BPTran conta com 300 policiais para a realização do trabalho na capital. Segundo informações do setor de estatísticas, ente 2009 e 2011, o número de acidentes sem vítimas caiu, em média, 4% ao ano, enquanto àqueles que resultaram em feridos, 3%.

Imprensa/Sindimoc