Sindimoc participa da Campanha Agosto Azul, onde incentiva homens a se cuidarem.

Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Os homens também são mais vulneráveis a mortes por causas externas. A violência e os acidentes de trânsito estão na lista de fatores que mais matam pessoas do sexo masculino.
Números

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, as principais causas de mortalidade masculina (faixa etária de 20 a 59 anos) são homicídio e acidentes de transporte. Entre as mortes causadas por agressões, a maioria foi observada em homens (91,5%), entre 20 e 39 anos (61%).

No Paraná, dados preliminares de 2012 (SIM / SESA-PR) mostram que 90,6% das mortes por agressões e 81,1% das mortes por acidente de trânsito acontecem com homens. As três primeiras causas externas de mortalidade masculina são: agressões por armas de fogo, acidentes de transporte de carro e agressões por objeto cortante. Apenas em um ano, o registro é de que 2577 homens morreram por acidente de transporte e 2983 por agressão.

Fonte: Secretaria Saúde do Paraná.