Por causa de assédio moral, trabalhadores dos Correios podem retomar greve

Os funcionários dos Correios do Paraná podem cruzar os braços novamente a partir da semana que vem. Segundo o sindicado da categoria que, após decisão judicial, voltou ao trabalho hoje, os funcionários estariam sofrendo transferências de unidade entre outras ações que podem caracterizar assédio moral por parte da empresa. O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná, Jurandir Damião da Silva, afirma que apenas os trabalhadores que aderiram à greve estariam sendo assediados.


Por meio da assessoria de imprensa, os Correios confirmaram que alguns funcionários estão sendo transferidos, mas negaram que o critério de escolha tenha relação com os trabalhadores que aderiram ou não à greve. Segundo a empresa, o motivo da realocação de funcionários é desafogar algumas centrais que têm maior número de correspondências atrasadas. Além disso, a empresa afirmou que o contrato dos carteiros estipula que transferências dentro da mesma cidade não precisam de aviso prévio. O sindicato não concorda com a situação e ameaça paralisar os trabalhos novamente.

Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores que não concordaram com as mudanças, não trabalharam hoje e receberam falta. A estimativa dos Correios era de que, com a volta ao trabalho, as entregas atrasadas levassem sete dias úteis para serem normalizadas, mas ainda não há estimativa de como a situação de hoje alterou este cronograma.