Estudo revela que pedestres bêbados também podem causar acidentes

Dos 107 pedestres que morreram atropelados em Curitiba em todo o ano de 2012, aproximadamente 13% haviam bebido. O dado é do Comitê de Análise de Acidentes Fatais do Projeto Vida no Trânsito, que integra uma ação global coordenada pela Organização Mundial da Saúde. A informação é preocupante e revela o perigo do uso de bebidas alcoólicas associado ao trânsito, mesmo que o consumidor não seja um motorista. De acordo com a Secretaria de Trânsito da capital, entre os fatores que contribuem para o aumento dessa estatística está o comportamento das próprias vítimas, sejam elas pedestres ou até ciclistas, que colocam a vida em risco ao beber e circular pelas ruas.

Ele ainda explica que, embora o cuidado no trânsito seja responsabilidade de todos os públicos, a conscientização de pedestres e ciclistas com relação ao consumo de álcool nessas circunstâncias ainda deixa muito a desejar. Tanto que nem há punição prevista para esses casos.

Também pesam entre os fatores para esse tipo de acidente a postura de alguns motoristas que desrespeitam a sinalização e os limites de velocidade. Outro público que preenche as estatísticas das vítimas fatais de atropelamentos é o de idosos. Segundo a Setran, eles representam 40% do total de óbitos provocados por esses desastres. Além de Curitiba, o projeto Vida no Trânsito também é desenvolvido nas cidades de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Palmas, no Tocantins, Teresina, no Piauí, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Juntos, esses municípios devem indicar medidas para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito na década de 2011 a 2020, com meta de redução de 30%.

Fonte: Band News Curitiba