Trabalhadores aprovam itens que irão compor a pauta de negociações salariais 2014

Dando inicio as negociações salariais para 2014, o Sindimoc realizou nesta quarta-feira (13/11), Assembleia Geral Extraordinária com a categoria dos Motoristas e Cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, realizada em três etapas, às 09, 15, e 20 horas, na Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba.

Com um número expressivo de trabalhadores nos três horários, foram discutidos e aprovados itens que irá compor a pauta de reivindicações salariais para o próximo ano.

A assembleia foi coordenada pelo presidente da entidade, Anderson Teixeira. Depois de lido o edital de convocação pelo vice, Dino Cesar, deu-se inicio as discussões dos itens apresentados pelo sindicato, até o fechamento da última reunião (21 horas), havia atingido 110 sugestões passadas pelos próprios trabalhadores presentes.

Anderson Teixeira ao abrir a assembleia destacou alguns assuntos inerentes ao transporte coletivo, ressaltou o bom trabalho que a atual diretoria do Sindimoc vem realizando no decorrer destes três anos à frente da entidade sindical, salientou a importância da participação da categoria em todos os movimentos coordenados pelo sindicato. “Estamos felizes por termos atingidos três anos no sindicato com muito sucesso, o qual só alcançamos devido a participação maciça dos Motoristas e Cobradores, que em todos os momentos que deles precisamos, estiveram ao nosso lado”, disse o presidente.

Anderson ainda falou das conquistas produzidas no tempo em que ele e sua diretoria estão à frente da entidade. “Juntos conquistamos avanços que nos anos anteriores jamais foram atingidos, obtivemos o respeito e a dignidade que nós os profissionais do transporte coletivo merecemos, tivemos reajustes salariais substanciais, manutenção dos nossos direitos trabalhistas, brigamos ferrenhamente com os patrões para defender a todo instante os nossos companheiros”.

E finalizando, o presidente do Sindimoc se comprometeu a lutar pela recomposição salarial da categoria.

Os itens que constam no Edital de Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, Negociação Coletiva, foram todos aprovados e deliberados pela maioria dos votos dos presentes à Assembleia.

1) Manutenção da data-base 1º de fevereiro (APROVADO);

2) Pronunciamento sobre a conveniência de serem estabelecidas condições de trabalho e de salário para a categoria profissional, sob à égide de representação deste Sindicato, fixando-se em hipótese afirmativa, as cláusulas de natureza jurídica e de natureza econômica que deverão compor a proposta reivindicatória a ser formulada, tanto para Convenção quanto para Dissídio Coletivo de Trabalho (APROVADO);

3) Autorização para o Sindicato estabelecer negociação direta com o SINDICATO PATRONAL (SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO E METROPOLITANO DE PASSAGEIROS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA-Setransp), bem como autorização para estabelecer negociação direta com as empresas do setor econômico, objetivando a realização de Convenção Coletiva de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho (APROVADO);

4) Autorização para o Sindicato, suscitar Dissídio Coletivo de Trabalho perante o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da Nona Região (APROVADO);

5) Discussão e deliberação dos descontos salariais a título de contribuições assistenciais financeiras e/ou reversão salarial ao sindicato e autorização para recebimento das contribuições financeiras das empresas em favor dos serviços assistenciais do sindicato (APROVADO);

6) Autorização para que o Sindicato, possa adaptar, modificar, suprimir ou acrescentar qualquer das reivindicações acima para efeito de negociação ou Dissídio Coletivo de Trabalho (APROVADO);

7) Autorização para que o Sindicato possa DEFLAGRAR GREVE da Categoria caso restarem frustradas as negociações conciliatórias (APROVADO).

Foi aprovado também a Manutenção do Fundo Assistencial.

Os trabalhadores que se encontravam na Assembleia sugeriram que fosse incluso na pauta de reivindicações alguns itens:

- 100% nas horas extras nos feriados;

- Pagamento de hora extra para as horas excedentes às 02 horas mensais para realização de cursos;

- Trocar o adesivo de troco máximo para R$ 20,00, para facilitar o troco;

- Criação de uma comissão de Motoristas e Cobradores para atuar junto a URBS, para avaliar o transporte coletivo, reclamações feitas pelo 156, multas e outros assuntos voltado à categoria