Sindimoc busca justiça do trabalho para garantir o reajuste salarial ao Motoristas e Cobradores

Anderson Teixeira mais uma vez teve que ir às barras da justiça para garantir o direito dos Motoristas e Cobradores

Na tarde desta sexta-feira o presidente do Sindimoc esteve reunido novamente no Tribunal Regional do Trabalho onde buscou uma resposta oficial do patronal em relação ao cumprimento do que foi acordado na negociação coletiva 2014.

Em audiência no TRTPR, o SINDIMOC - Sindicato dos Motoristas e Cobradores bradou pelo cumprimento do acordo coletivo realizado em fevereiro último, onde ficou acordado: 1. data base em primeiro de fevereiro; 2. reajuste pelo inpc de 5,26%, além de ganho real de 3,82%, perfazendo reajuste de 9,28%, aplicável também sobre as parcelas de seguro de vida, auxílios saúde e creche; 3. abono salarial de R$300,00 em parcela única a ser pago neste mês de abril; 4. cesta básica com reajuste de 10,5%. 

Causou revolta na classe operária, o fato da classe patronal ter dirigido petição ao TRT alegando que não poderia cumprir acordo coletivo realizado, culpando a Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado do Paraná por não terem cumprido com suas obrigações assumidas no mesmo acordo. Na audiência, o advogado do Sindimoc, Elias Mattar Assad, se manifestou, deixando claro que os empregados estão dispostos a uma paralisação p or tempo indeterminado, caso, mais uma vez não seja cumprido o acordo.

A classe patronal prometeu cumprir com o acordo celebrado no dissídio, justificando que não o fez porque nem a prefeitura, nem o estado do Paraná cumpriram com o que prometeram, a classe informou ainda que foram feitas reuniões e que tudo estará resolvido nos primeiros dias da próxima semana. 

A desembargadora aceitou as justificativas, impondo que o acordo seja efetivamente cumprido com a brevidade possível, acenando para a imposição de multa diária de R$500.000,00 (quinhentos mil reais) para a classe patronal, caso se verifique o descumprimento.


O Presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, declarou que espera compreensão da população, pois caso não seja cumprido o acordo, esta greve se dará por conta da falta de palavra das classes política e patronal.