Notícias do Sindimoc

Categoria em alerta: Profissão de cobrador é extinta em Cascavel

Categoria em alerta: Profissão de cobrador é extinta em Cascavel

Hoje (25) em Cascavel, entrou em vigor a lei municipal que extingue a profissão de cobrador, deixando 450 trabalhadores desempregados. A conversa fiada foi a mesma de sempre: trazer modernidade e progresso à cidade através do sistema de bilhetagem eletrônica. Mas nós sabemos que, na verdade, extinguindo a profissão, as empresas economizarão cerca de R$ 12 milhões por ano. Será que não há algum interesse envolvido?
 
No discurso, vieram com papo de que vai baratear custo das passagens. “Isso é uma grande mentira. Em cidades como Maringá e em Londrina, por exemplo, onde a profissão de cobrador foi extinta, o valor da tarifa não teve nenhuma diferença. Inclusive, nesses lugares, mesmo não tendo um sistema de transporte integrado como o de Curitiba, o valor é quase o mesmo. Já em Joinville, que também entrou nessa barca furada, a passagem é uma das mais caras do Brasil”, afirma o presidente do Sindicato, Anderson Teixeira. 
 
Alerta para a categoria 
 
A situação de Cascavel serve de alerta para a nossa categoria em Curitiba e Região Metropolitana. Precisamos estar atentos e preparados para a luta. Por aqui, já vieram com essa conversa. Recuaram depois que partimos para a luta. De agora pra frente, a coisa tende a ficar cada vez mais pesada. A patrãozada sempre querendo aumentar na base do aumento da exploração de usuários e trabalhadores do sistema.
 
Ameaça em Ponta Grossa
 
O Sindimoc está dando todo o seu apoio para Ponta Grossa, que ameaça passar por situação semelhante. Alguns vereadores estão querendo extinguir os cobradores de lá também. 
 
Enquanto isso...
 
Em Cuiabá, a dupla função foi proibida pelo município. Confira a matéria aqui.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDIMOC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDIMOC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.