Votação de relatório de auditoria da tarifa do transporte coletivo é adiada de novo

A votação do relatório de auditoria da tarifa do transporte coletivo de Curitiba pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi novamente adiada nessa quinta-feira (9) devido a um pedido de vistas feito pelo conselheiro Fernando Guimarães.

Segundo a assessoria do órgão, Guimarães justificou verbalmente o pedido alegando que estava em férias no período em que o relatório foi examinado e, por isso, gostaria de dispor de mais tempo para estudar o processo. Em regra, um pedido de vistas pode durar até quatro sessões do pleno, realizadas sempre às quintas-feiras.

O processo do tribunal aponta irregularidades na tarifa do ônibus cobrada em Curitiba e região metropolitana e pede a redução da passagem em 16,7%, além da anulação da licitação do transporte coletivo. O relatório foi divulgado em setembro de 2013.

É a segunda vez que a análise do relatório da auditoria é suspensa. No dia 26 de fevereiro, o conselheiro Ivens Linhares também pediu vistas do processo. A solicitação foi feita para que a auditoria fosse reavaliada em vista das mudanças na integração do transporte coletivo municipal e metropolitano. Um mês depois, no dia 26 de março, o processo foi devolvido por Linhares, mas o relator do caso, o conselheiro Nestor Baptista, decidiu não colocar o relatório em votação na ocasião.