Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo param nesta terça-feira

A paralisação por duas horas de motoristas e cobradores da cidade de São Paulo afetou 15 terminais de ônibus na manhã desta terça-feira (12), segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. O ato deve se encerrar às 12h.

Os terminais fechados às 10h eram os da Vila Carrão, Dom Pedro 2º, Vila Nova Cachoeirinha, Princesa Isabel, A.E. Carvalho, Campo Limpo, João Dias, Lapa, Mercado, Penha, Pirituba, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba e Bandeira. Os trabalhadores pedem ajuste salarial de 7% acima do oferecido pelo sindicato patronal (7,21%) e aumento do vale-refeição de R$ 16,50 para R$ 22, sendo que o que foi oferecido está em R$ 17,69.

De acordo com o Sindicato, a adesão ao ato foi de 100% dos trabalhadores. Na próxima quinta-feira haverá uma assembleia geral entre os militantes para decidir se haverá nova paralisação e se ela será parcial ou integral (afetando um dia inteiro e não apenas alguns horários).

Em contato com a reportagem de Brasileiros, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) caracterizou o movimento como “ilegal”, pois “não é amparado por uma assembleia da categoria”. O SPUrbanuss afirma que as negociações estão em andamento e que as empresas concessionárias manterão a operação dos ônibus em no mínimo 80% nos horários de pico e em 50% nos horários fora de pico.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não liberou as faixas de ônibus e o rodízio de carros em decorrência da paralisação.

Fonte: Brasileiros