Sindimoc apoia luta de motoristas e cobradores do DF, BH e Londrina

Trabalhadores do transporte coletivo do Distrito Federal, Belo Horizonte e Londrina estão em greve. Os motivos são os mesmos em todo o Brasil: empresas descumprindo a lei, a Convenção Coletiva de Trabalho e desrespeitando seus funcionários.

O descaso dos patrões é formidável. Tem-se um ano para negociar e encontrar soluções com toda a categoria por meio do diálogo, até a chegada da data-base. No entanto, o que sempre acontece, é que alguma conversa real só começa quando se começa a mexer no bolso deles.

O poder público se omite. Só dá as caras quando tem a pressão pública de milhões de passageiros desamparados batendo na porta.
No final, sobra pra Justiça resolver. Querem ônibus rodando na rua, pelo menos 70% da frota em horários de pico. Falam de uma atividade essencial à sociedade. Difícil entender como uma atividade dessas, se é tão essencial, continua sendo tão mal remunerada e desprestigiada pelo poder público e pelas empresas. Temos que lutar todos os anos para fazer valer o que já foi combinado, e ainda é muito abaixo do que os trabalhadores merecem.

Com 70% da frota rodando a pressão diminui, o diálogo esfria, porque o povo se aperta, mas continua indo trabalhar. E na ponta de lá, os empresários de toda a cidade, voltam a lucrar. A verdade, é que o transporte coletivo é uma atividade mais essencial aos lucros dos patrões do que qualquer outra coisa.

Por isso, nós, os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana apoiamos incondicionalmente a luta dos nossos companheiros e companheiras do Distrito Federal, de Belo Horizonte e de Londrina.

Força e coragem!

Diretoria do Sindimoc