Notícias do Sindimoc

"Trabalhador não é peça pra ser custo do transporte coletivo!", veja o vídeo da audiência pública de SJP

Nessa quarta (24), o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, representou os motoristas e cobradores de São José dos Pinhais, Curitiba e Região Metropolitana, na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, e diante da colocação reiterada de que os trabalhadores do transporte coletivo são o principal custo do sistema, deixou claro que é esse tipo de argumento que faz com que os trabalhadores sejam tratados como peças de um motor, como objetos.

Os usuários do transporte coletivo, motoristas e cobradores presentes aplaudiram com entusiasmo. Veja o vídeo:

A história da dupla função em São José dos Pinhais

A Lei Municipal 2478/2014, foi sancionada em setembro do ano passado e entrou em vigor em fevereiro deste ano, já passado o prazo de adaptação dos veículos, mas mesmo assim a Viação São José, principal empresa do transporte coletivo do município, obrigava os motoristas a descumprir a Lei e exercer também a função de cobrador.

Após diversas manifestações retaliadas com assédio moral aos trabalhadores da empresa, motoristas e cobradores decidiram em unanimidade abrir indicativo de greve. Dessa forma, o prefeito da cidade, Luiz Carlos Setim, envolveu-se na questão e a dupla função na cidade diminuiu.

No entanto, como era de se esperar, a retaliação continuou nos trabalhadores, lado mais fraco da corrente. Se deve haver investimento ou redução de lucros por parte das empresas, o culpado é o trabalhador.

Assim, a audiência pública foi marcada para debater com os usuários do transporte coletivo de Sâo José dos Pinhais e encontrar soluções que sejam justas e atendam à população, principal interessada e maior prejudicada nas opressões que as empresas realizam com os trabalhadores.

Mobilização

Nos últimos dias, o sindicato esteve mobilizando os moradores do município em torno dessa questão, montando barracas de informações que chamavam as pessoas para participarem. O interesse da população foi bastante grande, conforme relataram os militantes responsáveis pela iniciativa do Sindimoc nas ruas de São José dos Pinhais.

Na ação, além da distribuição de um folder informativo, o sindicato esteve conversando com os moradores de São José, explicando a importância da participação na audiência.

Valeu a luta! A audiência lotou! Agradecemos a todos que estiveram presentes na audiência, em exercício da democracia e do nosso direito de cidadão!

Fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vídeos dessa notícia

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDIMOC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDIMOC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.