De olho em Brasília: Reforma política é perigo e esperança para trabalhadores

A reforma política solicitada em alto e bom som, desde 2013, pelo povo brasileiro nas ruas, acontece em meio a uma guerra política em Brasília, da qual os trabalhadores podem sair amplamente prejudicados.

Com manobras altamente questionáveis, a Câmara dos Deputados e seu presidente, Eduardo Cunha, aprovaram o PLC 4330, que amplia a terceirização e possibilita a quarteirização para todos os trabalhadores do país, o que significaria o fim de avanços trabalhistas históricos como seguro-desemprego, 13º salário, férias, e assim por diante. 

A Câmara também aprovou e tentou constitucionalizar o financiamento eleitoral por empresas privadas. O que também é uma péssima notícia para os trabalhadores, já que as eleições tornam-se extremamente injustas, pois trabalhadores com baixo financiamento não conseguem competir com candidatos apoiados por grandes grupos empresariais.

Contudo, no Senado, as decisões da Câmara começaram a ter um revés. Ontem (8), o Senado aprovou definitivamente projeto que acaba com doações eleitorais de empresas. O texto terá que voltar novamente para a Câmara dos Deputados.