Motoristas e cobradores da Viação Graciosa protestam contra ilegalidades na escala

Na manhã desta quinta-feira (12), motoristas e cobradores da Viação Graciosa, em Curitiba, realizaram uma manifestação contra ilegalidades cometidas pela empresa nas escalas de trabalho, as quais contrariam a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Por volta das 9h30 da manhã, trabalhadores realizaram um ato em frente à empresa, que atende a região leste de Curitiba e algumas linhas metropolitanas que atendem São José dos Pinhais. Foram afetadas linhas como Jardim Cruzeiro, Jardim Ipê e Jardim Izaura. Também ocorreram manifestações no Terminal do Guadalupe, centro da capital.

A empresa está desrespeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), colocando os cerca de 80 trabalhadores, entre motoristas e cobradores, para trabalhar em turnos com intervalos superiores a 8 horas. Assim, várioas trabalhadores são obrigados a sair de casa às 7h da manhã e voltar só depois das 23h00. “Não vamos permitir que isso aconteça. É contra a lei, contra a Convenção de Trabalho da categoria. Uma tremenda falta de respeito com pais e mães de família”, afirma o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) Anderson Teixeira.
Se a empresa não parar com a escala ilegal, novas manifestações ocorrem nos próximos dias.