Trabalhadores da empresa Tindiquera abrem indicativo de greve por atraso no pagamento salarial

Na manhã desta sexta-feira (23), trabalhadores da empresa Tindiquera se mobilizaram em assembleia liderada pelo Sindimoc para deliberar ações e próximos passos por causa do atraso do pagamento do vale salarial. A empresa, que tem uma base de 600 trabalhadores e atende os bairros e a zona rural de Araucária, não paga em dia há 3 meses o vale, que representa 40% do salário, programado para todo dia 20.

A assembleia deliberou um indicativo de greve de 72 horas e outro preventivo para o próximo quinto dia útil, caso a empresa não pague os trabalhadores. O Sindimoc também vai acionar a justiça e, junto a seu departamento jurídico, avaliará quais medidas cabíveis poderão ser tomadas.

A empresa se justifica alegando atraso no repasse de dinheiro da prefeitura do município. Contudo, o risco da atividade empresarial não pode ser transferido ao trabalhador. A situação de uma suposta dívida que há entre as partes não pode cair no colo do trabalhador.

“A antecipação do salário para o dia 20 está consignado em convenção coletiva de trabalho. Sempre foi assim e os trabalhadores já estão acostumados. Os trabalhadores tem sua vida organizada com base no recebimento programado para o dia 20. Portanto, esses atrasos geram prejuízos imensos”, afirma o presidente do Sindimoc, Dino Cesar Morais de Mattos.

Atrasos dessa natureza não são inéditos na Tindiquera. No passado, o sindicato já esteve mobilizado por mais de dois dias na empresa contra atrasos de pagamentos. Desde 2014 os atrasos haviam cessado, mas voltaram a se tornar constantes nos últimos meses, demorando de 2 a 4 dias para os pagamentos serem efetuados.