União contra o fim dos direitos trabalhistas

Estamos vivendo uma onda de retirada de direitos dos trabalhadores. Tivemos uma reforma trabalhista que dizia diminuir o desemprego e facilitar as relações de trabalho, mas que apenas prejudicou o trabalhador e colocou grande parte da sociedade na informalidade. Nem mesmo durante a pandemia do coronavírus, momento em que as pessoas precisam ainda mais do seu salário para colocar o pão de cada dia na mesa, o trabalhador é poupado.

Na última semana acompanhamos nossos colegas trabalhadores da Renault, que estão em greve após a empresa promover uma demissão em massa. Cerca de 747 pais e mães de família foram dispensados e não sabem como vão enfrentar esse momento sem seus empregos. Deputados afirmam, inclusive, que a demissão promovida é ilegal por desrespeitar uma lei estadual que veda demissões desse tipo em empresas que recebem incentivos fiscais. E por isso estivemos acompanhando e participando da manifestação dos metalúrgicos, para demonstrar nosso apoio neste momento. 

A nossa categoria, logo quando se iniciaram as medidas de distanciamento social em Curitiba e Região Metropolitana, teve problemas para receber os benefícios trabalhistas previstos em lei. Mas o Sindimoc, com muita articulação e uma atuação eficaz, foi capaz de reverter essa situação, conseguindo firmar uma convenção coletiva válida por dois anos e garantindo os benefícios dos motoristas e cobradores do transporte coletivo.

Devemos permanecer atentos enquanto trabalhadores e unidos como sindicato, lutando contra o fim dos direitos trabalhistas e a manutenção do que é nosso por direito. Todo o nosso apoio aos colegas metalúrgicos. Chega de retrocessos!